14.10.10

Os bambas da Portela


Dia desses assisti o documentário O Mistério do Samba. Retrata o cotidiano, as histórias e os sambistas de Oswaldo Cruz, bairro da zona norte do Rio de Janeiro onde está a comunidade da Portela. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor e idealizado e apresentado por Marisa Monte.
O longa comove ao apresentar os encontros e rodas de samba e ao resgatar composições dos anos 1940 e 1950 ainda não gravadas.
Os passos miúdos dos veteranos e suas memórias emocionam até quem é doente do pé, como eu.
Esta aí a dica.

8 comentários:

Lily disse...

Falou bonito, Fred! Estou aqui, rindo sozinha.

Vou ler teu texto e volto.

Bjs.

Lily disse...

Você me surpreendendo novamente. As pessoas têm um perfil e é possível vê-lo mesmo aqui nos Blogs. Eu não sei qual é o teu.

Agora, veio falar de samba. Sou completa ignorante no assunto, o que vem me entristecendo porque descobri aqui onde vivo (na CA, EUA) que o samba é algo muito admirado, exaltado e falado pelos americanos. E eu, de nada sei. Não sei nem sambar. Um absurdo!

E me diga: o que é doente do pé? É saber dançar ou é o contrário?

Beijos!

Fred disse...

Quem não gosta de samba, bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou doente do pé...
Doente do pé é quem não sabe sambar.
Eu não sei, Dona Lily, mas gosto de ouvir, gosto do carnaval.
Gosto de tudo que é do Brasil, principalmente as mulheres!

Lily disse...

Hum... então eu não sou boa sujeitA, ruim da cabeça e doente dos dois pés...

Tarde demais para eu aprender a sacolejar meus quadris. Na minha cidade (não moro em L.A., como está escrito no perfil, moro no Condado de L.A.)tem uma escola de samba... não passo nem na porta.

Os americanos adoram! Mas eles não são assanhados assim feito vocês brasileiros, são recatados, tímidos. E, ah! eu já disse, minha cidade é reduto gay. Não dá nem prazer olhar os caras bonitos que passam pq a grande maioria é gay. Bonito então? Já era.

Fique aí assanhado com tuas mulatas. As negras aqui também são diferentes das negras daí.

Hoje, estou fazendo de tudo para não trabalhar, mas agora vou.

Beijos!

Karlinha Ferreira disse...

Aceitarei a dica...
Rs...

Ótimo fds!

Beijos

Valéria Sorohan disse...

Ótima dica Fred. Gosto muito de documentários. Sempre passa verdades.

BeijooO

Priscilla Marfori... disse...

Um boa dica, que apesar deu não gostar de samba, sempre é bom boas novidades! Em falar em novidade...
Fiz um fotolog se quizer conhecer:
http://www.fotolog.com.br/priscillamarfori
Abraços.

Laura disse...

Eu sou doente do pé, mas sou fã da nossa música, independente de estilo. Gostei da dica Fred. Um dia vou ver.

Bjs!